terça-feira, 23 de julho de 2013

Olhar atento (ainda sobre as manifestações)

Eu realmente não gosto de ficar falando sobre política aqui, mas acho que o post de hoje vai além disso.
Vou falar sobre a mania que as pessoas tem de julgar, compartihar e tomar como suas, opiniões alheias sem verificar, analisar...
Tudo o que se vê no facebook ou youtube parece ser compartilhado com palavras rudes e tenho a impressão que muita gente só passou o olhar por aquilo. Não assistiu direito ou leu com atenção.
Hoje acordei bombardeada com a notícia da prisão de um integrante do Midia NInja e com vários compartilhamentos de um vídeo que mostra um suposto policial ifiltrado na manifestação jogando um coquetel molotov contra os policiais.
Compartilhamentos de pessoas queridas e inteligentes com comentários do tipo "p2 filho da puta" "monstros de farda"

Peraí gente!
Parei e fui anlisar tudo com calma.
Li quase tudo que encontrei (em sites confiáveis por mim e em outros desconhecidos que agora estão fazendo sucesso mas que não citam fontes e são parciais e amadores, mas beleza!), assisti ao tal video (editado) várias vezes e ouvi o excelente comentário do Boechat sobre o assunto.
Coincidentemente, Ricardo Boechat teve a mesma impressão que eu.
No vídeo, a imagem está tremida e do mesmo nível de quem joga o coquetel (chão) e mal dá pra ver quem é quem - aí vem a minha primeira pergunta :
 Por que os manifestantes "pacíficos" que estavam filmando não fizeram nada para impedir que um baderneiro jogasse uma bomba bem ao lado deles?
Depois o filme corta para uma imagem bem definida, filmada de um prédio - tudo bem, vamos imaginar que alguém achou os 2 vídeos na internet e simplesmente os juntou - e no vídeo a pessoa que narra aponta o cara que está correndo (que realmente se PARECE com o mesmo que lançou a bomba) como um policial, dizendo que ele rompera a barreira de pms que ali estava.
Não! não era uma barreira. Eram policias, haviam vários, mas não estavam impedindo NINGUÈM de transitar ali.
Os rapazes correm e tiram a camisa, depois o filme acaba.

A mim parece mais teoria da conspiração do que outra coisa e isso é muito perigoso porque mina um movimento que tem tudo para ser eficiente, eficaz. E que de fato está sendo.
Infelizmente, no mundo todo, quando as pessoas lutam por mudanças há feridos, truculência e um ou outro que se aproveitam da situação para tumultuar, saquear... infelizmente há gente ruim em todo lugar e isso, sinto muito se muita gente não quer admitir, é uma guerra sim!
Acontece que a luta só é válida, ao meu ver, se você souber pelo que está lutando. Só vale ir para o front se você tiver uma causa - uma verdadeira! Se você sabe em quem (e porque) votou na última eleição e for cobrar do SEU representante o que ele faz ou deixa de fazer.
Se você faz a sua parte. Não joga lixo no chão nem fica tuitando para burlar a lei seca ao invés de simplesmente CUMPRIR A LEI e não beber se for dirigir - ainda que você ache que dirige bem mesmo tendo tomado 2 ou 3 cervejas (o que particularmente eu acho possível!) .

Sobre o cara do Midia Ninja :
Ali tá tuuudooo errado, mas não consigo imputar a (este)  policial "ABUSO DE PODER" no sentido amplo da palavra porque entendo que ele não achou que estava abusando de nada.
Ele, coitado, é mal preparado e CLARO que não entende nada de leis!
Quantos de nós entende?
Eu faço direito e para toda turma de direito penal 3 do último semestre não foi tão simples entender a diferença entre calúnia, injúria e difamação - isso para alunos que já estão quase na metade do curso!
Vocês realmente esperam que um policial brasileiro da atual conjuntura saiba?
Li na página dos Advogados Ativistas uma série de constestações corretas e válidas acerca dos vários erros cometidos pelo policial (como tentar prender para averiguação, ameçar prender e PRENDER sem ordem judicial ou flagrante, dizer que podia prender por desacato, etc), mas eu tenho absoluta certeza de que o tenente em questão NÃO sabia que estava errado.
Deveria saber? SIM! DEVERIA!
Assim como DIREITO deveria ser ensinado na escola, asim como deveria ter raioX em todos os postos de sáude...
Temos que ter muito cuidado para não crucificarmos quem também é vítima de um sistema falho desde a ponta.
A polícia muitas vezes abusa sim! É despreparada , fica perdida e cumpre ordens de quem também não entende muito e também é despreparado.
Estamos lutando para que tudo isso mude.
Levará tempo, haverão ainda muitas prisões, muito debate (e para isso devemos ouvir mais, ler mais antes de compartilhar qq coisa), muita confusão, mas eu torço para que no fim, entre mortos e feridos, salvem-se todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR!

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR! : Hoje é dia de São Valentim, santo que celebrava casamentos numa época em que el...