terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O Haiti não é aqui

O post de hoje vai parecer preconceituoso e talvez seja mesmo.
Acabei de assistir ao programa "Adeus Haiti" na globo news e juro que não sei que sentimento é este que está aqui latente.
Estou assustada por me sentir xenófoba.
Um misto de pena e raiva. .. sei lá.
O programa mostra, entre outras coisas, a quantidade estarrecedora de imigrantes haitianos no Brasil.  Fenômeno que eu já tinha percebido andando por este país- e não é de hoje!
No Rio mesmo há um montão deles (fui abordada por um numa farmácia com um bilhete pedindo emprego de faxineiro) No Acre, acho que eles ja devem ser maioria!
E o governo brasileiro,  que adora ajudar os estrangeiros mas se esquece dos seus,  continua distribuindo vistos a torto e a direita.
Não consigo entender isso.  Já não temos pobres demais?  Por que aceitar mais gente que não fala a nossa língua,  não acrescenta nada e não tem emprego aqui?
A maioria dos haitianos nem sabia que o Brasil existia até desembarcamos por lá com uma força de paz que não fez o que se propôs a fazer -reorganizar o país - em parte porque isso não faz parte do plano do governo de lá e em grande parte porque, apesar da boa vontade, qualquer idiota seria capaz de presumir que soldados que não se comunicam na língua local não conseguiriam grande coisa. E quem está falando isso não sou eu,  tá? É o sociólogo haitiano entrevistado. E eu concordo com ele!
Voltando ao Brasil e à minha recém descoberta xenofobia, o documentário mostra um grupo chegando numa cidade do interior do Rio Grande do Sul que ofereceu emprego para os imigrantes e um deles, zombando dizia "isso é uma cidade? Naooo! Isso é no máximo uma aldeia!"
Ahhh vá! Neste momento me peguei proconceituosamente gritando com a tv
- volte para a porcaria do seu país destruido então,  babaca!

Logo depois o programa mostra a gratidão de outro imigrante dizendo que queria trazer a família toda e passar o resto da vida aqui. 

Fiquei feliz mas ainda com medo de uma "invasão".

Será que isso é mesmo xenofobia ou  é só um pouco de sensatez? 

Nossa não temos emprego pra gente. 

O índice de analfabetismo ( funcional e real)  é alarmante.  No Nordeste tem gente morando em casa de pau a pique. No Rio, em São Paulo e em todas as grandes cidades, gente morando na rua e em favela. Sem saneamento,  sem escola,  sem saúde,  sem nada! 

Por que aceitar mais gente ? Gente que ainda demanda esforço de professores para ensinar a língua portuguesa p eles.

Por que eles não vão para a Suíça ou para o Canadá? 
" ahhh é difícil conseguir visto" , diz um dos entrevistados.
Será que é porque o Canadá e a Suíça Tem governos sensatos?
Será que é por isso que eles estão há anos-luz de distância de nós em matéria de desenvolvimento e educação?
A gente tem que parar de querer ser bonzinho e encarar a realidade. Este pseudo socialismo me irrita e nos deixa cada vez com.mais contas  e impostos pra pagar.
Sou solidária com a dor dos haitianos.  Sinto muito pelas perdas causadas pelo terremoto  - só pelo terremoto, porque Papa Doc  é culpa deles assim  como o PT é culpa nossa! - mas não os quero ao pedindo esmola ou  tirando oportunidades de brasileiros que poderiam trabalhar e deixar de ganhar o bolsa família.
Pardon, mas para mim, não são bem-vindos.

4 comentários:

  1. Manda todos os seus amigos que conseguiram visto de trabalho no exterior, de volta. Manda de volta todos aqueles brasileiros ilegais, que trabalham por lá e que ganharam a vida. Eles também não devem ser bemvindos onde que que estejam. Isto é uma pequena xenofobia sim. Tome cuidado para que ela não cresça. Outor dia estava até conversando com o Caio isso. esse lance de você não ter o direito de ir e vir para qualquer lugar, estado, país... é muito louco. Rezo para que um dia esse mundo mude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao pense que estou orgulhosa deste sentimento, André! Estou muito surpresa em me sentir assim, ate pq eu ja fui imigrante.
      A diferença é que eu precisei passar por um nivelamento, por um controle e acho q e isso q falta aqui.
      Se está sobrando emprego, como no caso dos medicos, que venham os estrangeiros! Falando bem a nossa lingua e ganhando o q merecem ganhar, mas farta distribuição de vistos de permanência sem nenhuma garantia de que essas pessoas tem como se manter aqui e irresponsabilidade, nao acha?

      Excluir
  2. Eu concordo, pode chamar de xenofobia se quiser. Acho que dentro de um certo limite, a título de ajuda humanitária, tudo bem trazer gente pra cá, pra se qualificar e voltar pra lá contribuir para o desenvolvimento deles. Agora permitir entrada indiscriminada aqui de gente sem qualquer qualificação, que sequer fala a nossa língua, sem nada pra oferecer, pra mim é um absurdo. Também acho que brasileiro que vai lá pra fora sem ter nada a oferecer não devia ser aceito. Isso é coisa de humanista do posto nove, de comunista do Leblon.

    ResponderExcluir
  3. A mim, sinto que, ao nos aprofundarmos num estilo de vida cada vez mais egoísta e individualista, ao perdermos o imaginário de um bem-estar social, coletivo, podemos justificar este medo do outro, do estranho, cada vez mais e mais. Nas mais diversas situações. Não estou falando de socialismo, essa tragédia humana. Mas estou falando de estarmos caminhando, de maneira acelerada, a um individualismo niilista, sem propósito, sem sentido e, por isso mesmo, destinado ao abismo. Me parece que a história do Haiti é suficientemente tenebrosa, a não dá para comparar PapaDoc ao PT. O Brasil pode receber estas pessoas, sim. Mas isso só pode ser feito se existir um projeto do governo para ajudar estas pessoas. Se não, é o bundalelê de sempre do PT.

    ResponderExcluir

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR!

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR! : Hoje é dia de São Valentim, santo que celebrava casamentos numa época em que el...