domingo, 29 de abril de 2012

#FICAADICA

Por que será que as pessoas têm uma dificuldade imensa de seguir instruções?
As instruções deveriam servir para orientar e facilitar a vida das pessoas, mas parece que complica as coisas para a maioria delas!

As pessoas ficaram preguiçosas ou não sabem mesmo ler, interpretar e FAZER o que está instruído?
Há algumas semanas cheguei a discutir com amigas porque depois de várias mensagens trocadas por email, algumas se confundiram quanto as datas escritas e ficavam perguntando e confundindo as outras ao invés de parar e ler o que estava escrito.
Simples e claro!
Hoje postei no facebook a seguinte instrução:
"quem VAI ao evento, CURTE !"
meu objetivo era contar quantas pessoas estavam confirmadas, para reservar uma mesa de acordo com o quorum.
Já imaginaram o que aconteceu, né?
Em menos de uma hora, quem não ia curtiu e mandou uma mensagem dizendo que não iria, quem ia, mandou mensagem dizendo que ia e NÃO CURTIU!!

Juro que não consigo entender a complexidade da coisa!
Acho mesmo que as pessoas estão mais preguiçosas!
Com o advento da internet, tudo ficou tão fácil, tão rápido, a um clique de distância
As pessoas se desabituaram a ler, procurar e principalmente a entender a informação!

Aposto que ninguém mais se lembra dos tempos de pesquisas na Barsa, Conhecer...
Tinha um livro que era o índice remissivo... por assunto - dava trabalho fazer pesquisa e acho que a gente aprendia mais, porque precisava ler, resumir, reescrever.
Não existia o Ctrl+C / Ctrl+V

Para procurar no dicionário a gente tinha que saber a ordem alfabética e , eu pelo menos, sempre dava uma passada de olho no significado de alguma outra palavra "estranha" e acabava aprendendo algo de útil (nem que fosse só para brincar de adedanha!)

O dicionário continua fazendo parte da minha vida!
Adoro aquele livrão, pesado de conhecimento!
Adoro descobrir o significado de uma palavra exdrúxula pela qual passei procurando simplesmente tirar uma dúvida sobre a  grafia correta de outra.

Não nego que a internet, os dicionários virtuais (priberam e dicio são ótimos!), wikipedia e o santo google facilitaram  e revolucionaram a vida, mas também emburreceram, empreguiçaram (palavra pesquisada no dicionário - "Empreguiçar" está lá, no bom e velho Aurélio, imediatamente antes de "Empreguismo"  e depois de "Empregomaníaco") !

Vejam bem, não estou falando mal da internet! Não fosse ela, meus textos continuariam presos ao meu diário, eu não teria reencontrado pessoas queridas.
Amo a internet!
Só acho que as vezes, ela está tomando o lugar de alguns hábitos saudáveis, como ler e interpretar!
Por isso, queridos leitores, hoje quero terminar com uma sugestão :
Se você ainda tiver em casa a Barsa, o Tesouro da Juventude, Conhecer ou qualquer outra enciclopédia, pegue o índice remissivo, escolha um assunto e pesquise sobre ele! Um assunto simples, banal...
Que tal " pontes suspensas" ou "a maior ponte do mundo" (com certeza, dependendo da edição da sua enciclopédia, o google já vai ter outra informação!).
Se você não dispõe mais de uma maravilha dessas na sua casa, abra o dicionário numa página qualquer e procure por uma palavra que você não sabe o que é! Pede ser um dicionário de línguas , se você não tiver mais um Aurélio ou um Larousse.
Agora se você não tiver mais nada disso ao seu alcance, tenho outra sugestão prá você :
Vá a um sebo! Compre um "almanaque abril " e divirta-se!
#ficaadica!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR!

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR! : Hoje é dia de São Valentim, santo que celebrava casamentos numa época em que el...