terça-feira, 11 de setembro de 2012

Falta de educação

Neste fim de semana fui à praia em um lugar diferente do habitual, frequentado por gente, não diferente, mas de outro nível sócio-cultural.
Gente que deve ter tido uma criação muito diferente da minha, pois falavam diferente, tratavam os seus completamente diferente do que eu estou acostumada a ver e ouvir.
Bem atrás de mim tinha uma "família" - entre aspas mesmo, porque não é daquelas que a gente vê nas cartilhas, com papai, mamãe, vovó, vovô e filhinhos felizes. Esta era composta por duas meninas, de no máximo 23 anos, com umas 4 ou 5 crianças entre 7 e 2 anos.
Não entendi se todos eram filhos, porque nenhuma delas parecia ter amor de mãe.
Elas só falavam com as crianças num tom muito alto. Xingavam e gritavam com elas, que também falavam muito alto e se agrediam verbalmente sem a menor cerimônia, demonstrando a normalidade da situação.
Comecei a ficar muito incomodada com aquilo tudo, tentei me afastar um pouco. De nada adiantou! Continuei a presenciar aquela cena horrorosa - que se repetia nas outras "famílias" ao redor  até que eles foram embora, deixando todo o lixo e um dos pequenos para trás, com gritos de "anda logo, lerdo!" "vou deixar você aí" - isso para um menininho que devia ter uns 3 anos e tentava puxar um carrinho pela areia.

Passei o resto do dia pensando em como aquelas crianças cresceriam.
Como encarariam o mundo recebendo desde cedo um tratamento tão cruel.
Como aqueles meninos iriam tratar as suas mulheres daqui há 20 anos e em como aquelas meninas se deixariam tratar por seus maridos/namorados.
Eles provavelmente não conseguirão dar amor e atenção simplesmente porque não sabem o que isso significa. Nunca receberam!
Até nas brincadeiras, as mães/meninas eram brutas e grosseiras. Riam e sacaneavam os meninos que não ficavam quietos para serem enterrados na areia.

O que esperar de uma educação assim ?
O que esperar de cidadãos assim?

E sabe o que é pior? Comecei a pensar que muita gente do meu meio também, claro que guardadas as devidas proporções, é mal educada!
Muita gente com quem eu convivo também deixa a desejar no quesito " preocupação com o próximo"

Eu acho uma tremenda falta de educação, por exemplo, deixar alguém sem resposta, Não ser honesto com o sentimento dos outros, não se preocupar se as suas atitudes (ou a falta de) vai magoar, ferir alguém.

Talvez tudo isso seja mesmo fata de aprendizagem, ou de atenção.
Talvez os pais não tenham ensinado o amor ao próximo tão falado mas pouquíssimo praticado.

E pior ainda é ver taxados de bobos, bonzinhos demais as pessoas que, sim! se preocupam com o outro, que não querem magoar, que não pensam só em si mesmos.

"NÃO FAÇA COM OS OUTROS O QUE NÃO GOSTARIA QUE FIZESSEM COM VOCÊ"
e a lição mais importante que deve ser ensinada!
Se todos parassem e pensassem nisso antes de tomarem as atitudes mais bobas do dia-a-dia, haveria menos corações partidos, menos mágoas e menos inveja.

Sim! sou um pouco Alice!
Quero acreditar que com um pouco de boa vontade e educação, podemos fazer um mundo cor-de-rosa e lilás, com estrelinhas cintilantes.

Comece na sua casa. Com seus filhos, irmãos e amigos.
Trate os outros como você gostaria de ser tratado.
Sorria! Dê bom dia! Responda mesmo a mensagem daquele chato que não entende que você não quer nada com ele. Diga isso a ele como você gostaria de ouvir se tivesse do outro lado.
Seja honesto! Com os outros e principalmente com você e durma tranquilo!

Boa semana!









Um comentário:

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR!

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR! : Hoje é dia de São Valentim, santo que celebrava casamentos numa época em que el...