sábado, 17 de agosto de 2013

REAJA!

Há um ano tive a honra de receber por email um original de REAJA! , do ilustríssimo senador Cristóvam Buarque.
Li de supetão. Em uma noite.
A reação do povo brasileiro nas ruas ainda não estava nem perto, nem sendo desenhada, mas ele, que há tempos reage pelo Brasil, parecia que estava chamando o povo.
REAJA! dá um "sacode" na alma. É um daqueles livros que dá vontade de sair repetindo para quem passar perto de você. Um livro daqueles que a gente quer dar de presente, que a gente quer ver sendo discutido nas salas de aula, nos cafés.
É um livro que quase poderia ser enquadrado na categoria de auto-ajuda, poi te dá a sensação de não estar sozinho, de que é possível e, agora, com toda esta onda de manifestações, finalmente estamos vendo que é mesmo!

Cristovam começou a escrever REAJA! em 2011, depois de ler um texto de um filósofo alemão que chama o jovens à luta, à reação e ele faz o mesmo - dedica o livro aos jovens, que ainda tem a chama, ao tempo e a alguns brasileiros que, como ele, jamais deixaram de reagir.
No livro, de facílima leitura, ele nos convida a reagir contra o acomodamento, nos instiga a não e acostumar com nada, a sair da zona de conforto.
Nos convida a aprender a chorar, a se indignar e reagir ( redundante, mas é isso  mesmo!) a não aceitar que "o mundo seja sempre assim" .
Nos impele a reagir "contra o genocídio cultural que ainda hoje escraviza 800 milhões de adultos analfabetos,  lute contra a deseducação de 3 bilhões de analfabetos funcionais ou com alguns poucos anos de escolaridade."
Pede para reagirmos e começarmos a VIVER, com dignidade, com felicidade.
Nos acorda para o que nem percebemos que está nos matando.

"Reaja contra o tempo que lhe é roubado da leitura, do namoro, do lazer, pelo trabalho indesejado que você não escolheu, lhe chegou. Reaja contra o  desviver de ocupar profissão que não lhe dá prazer, nem aventura.
Nem sempre você vai conseguir escapar, reaja mesmo assim. Você não nasceu para ter um oficio; tem um ofício para lhe ajudar a viver e fazer um mundo melhor e mais belo." - ele escreve

Pede para que reajamos ao pessimismo e contra a idéia de que "o mundo vai bem, apenas porque não vai
tão mal quanto antes."

Olhem para o que está acontecendo no Egito agora! Não é disso que ele esta falando?
Não está bom só porque antes estava pior!
Ainda está péssimo! E eles estão gritando.

Nós aprendemos a gritar!
Tomara que a gente não pare mais e aprenda a AGIR para um dia, quem sabe, não seja mais preciso RE-AGIR !

**********************

O lançamento do livro será nesta terça, dia 20/08, às18h na livraria Cultura do Centro.




Um comentário:

  1. O LANÇAMENTO FOI ÓTIMO! UMA MARAVILHA REVER O LUSTRÍSSIMO SENADOR E UMA HONRA SER LEMBRADA POR ELE! =]

    ResponderExcluir

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR!

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR! : Hoje é dia de São Valentim, santo que celebrava casamentos numa época em que el...