quinta-feira, 16 de abril de 2015

A Saga do Konjac

Há algumas semanas voltei a fazer a dieta Dukan. Desta vez optei pela tal escada nutricional, a nova modalidade.
Já tinha tentado a tradicional ano passado e apesar do resultado maravilhoso, não segui todas as fases e acabei não mantendo o peso que queria. Enfim...comecei de novo.
Comprei o livro novo na amazon em inglês, porque não queria ter que ficar adivinhando os similares das comidas aqui e logo no início o dr, Dukan veio com o tal do Konjac como novidade.
" Aiii Deus...mais uma coisa além do farelo" , pensei.
Ele não dizia que era mandatório mas recomendava insistentemente o tal konjac ao longo do livro.
Procurei na internet para saber o que era porque eu nunca tinha ouvido falar nisso. Coloquei no google tradutor e também não achei equivalente em português.
No mundo maravilhoso do google encontrei imagens de um troço completamente desconhecido e algumas receitas do que parecia um miojo branco, mas nada de achar o raio do konjac nos supermercados.
Pois bem, ontem, indo fazer compras em um supermercado tradicional passei por um lugar escrito "ASIAN MARKET", "É aqui!" pensei e imediatamente dei seta e entrei. Lá dentro me senti na China.
Corredores e mais corredores de comidas nunca vistas, um corredor inteiro de temperos coloridos e diferentes. Peixes, frutos do mar, uma infinidade de tofus (pra mim só existia um tipo até ontem!) e finalmente, no corredor 16, o KONJAC!
Bom, não pensem que o achei o dito cujo fácil assim.
Primeiro circulei pelo corredor de "massa" sem sucesso. Abordei uma moça para ver se ela conseguia me ajudar a saber onde estava o tal konjac e ouvi um "sorry! no English", depois um funcionário que disse não saber do que se tratava ( mas acho mesmo que nosso inglês não se deu muito bem) e finalmente uma mocinha que arrumava uma das gôndolas me disse quando eu mostrei a ela a imagem e a explicação do wikipedia  - "ahhh! Yam Cake! você quer Yam Cake! estão na fileira 16".
"Yam cake? Yam Cake??? Mas não era Konjac o nome do negócio? Ela deve estar errada" - foi meu pensamento imediato, mas mesmo assim fui até a fileira 16 e comecei a procurar.
Achei! Várias marcas! Vários nomes diferentes! Entre eles Konjac e Yam Cake.
Um potinho nojento, com uns trocinhos parecendo sushi boiando numa aguinha. Refrigerado.
"Mas não é macarrão gente!? Já tá cozido então?" pensou a ignorante em cozinha oriental.
Escolhi uma marca que viesse escrito também KONJAC, só para não correr o risco de estar levando o produto errado, passei de novo pelo corredor dos temperos, enchi o carrinho e fui pra fila.
A fila estava grandinha e eu puxei papo com o casal que estava na frente : " Oi! será que vocês podiam me ajudar? Queria saber se vcs conhecem este konjac...estou fazendo dieta e o médico disse que este alimento é bom..."
Ao ouvir a palavra DIETA a mulher começou a me dar atenção e explicar como se fazia o tal Konjac. Me disse que não tinha gosto de nada, que era como uma gelatina mas que dava para temperar e que os 2 caracteres chineses na embalagem significavam "health".
"Ótimo! Mais um alimento zero carboidrato, zero açúcar e zero sabor para a minha geladeira"
Dei o nome do livro à  moça que e ajudou na fila e vim pra casa achando que o tal noodle não ia sair da geladeira para outro lugar que não fosse o lixo.
Hoje, diante da variedade de opções de coisas que eu poderia almoçar com o que eu tinha em casa (acabei não indo ao supermercado "de verdade" ontem), o Konjac saiu da geladeira e qual não foi a minha surpresa em ficar feliz em dar outro destino a ele ao invés do lixo!
Tudo bem, devo confessar que o potinho é mesmo nojento e que a água fede a peixe, mas depois de enxaguar várias vezes e cozinhar as trouxinhas que nem miojo, o negócio fica até gostosinho!
Parece um miojo de gelatina. A textura é de gelatina. Mas por não ter sabor é uma comida versátil que pega o sabor que você quiser.
Acho que errei em querer fazer como macarrão. Definitivamente, noodle não é macarrão!
Noodle serve para fazer yaksoba e só combina mesmo com shoyo.
 Nada de alho, molho vermelho e almondegas da próxima vez!
SIMMMM! Terá uma próxima vez! Eu gostei de me aventurar na Chinatown indoor e vou voltar lá para comprar mais konjac! Inclusive o outro tipo, que parecia uma geleca.
Depois eu conto como foi!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR!

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR! : Hoje é dia de São Valentim, santo que celebrava casamentos numa época em que el...