Por que será que as pessoas têm uma dificuldade imensa de seguir instruções?
As instruções deveriam servir para orientar e facilitar a vida das pessoas, mas parece que complica as coisas para a maioria delas!
As pessoas ficaram preguiçosas ou não sabem mesmo ler, interpretar e FAZER o que está instruído?
Há algumas semanas cheguei a discutir com amigas porque depois de várias mensagens trocadas por email, algumas se confundiram quanto as datas escritas e ficavam perguntando e confundindo as outras ao invés de parar e ler o que estava escrito.
Simples e claro!
Hoje postei no facebook a seguinte instrução:
"quem VAI ao evento, CURTE !"
meu objetivo era contar quantas pessoas estavam confirmadas, para reservar uma mesa de acordo com o quorum.
Já imaginaram o que aconteceu, né?
Em menos de uma hora, quem não ia curtiu e mandou uma mensagem dizendo que não iria, quem ia, mandou mensagem dizendo que ia e NÃO CURTIU!!
Juro que não consigo entender a complexidade da coisa!
Acho mesmo que as pessoas estão mais preguiçosas!
Com o advento da internet, tudo ficou tão fácil, tão rápido, a um clique de distância
As pessoas se desabituaram a ler, procurar e principalmente a entender a informação!
Aposto que ninguém mais se lembra dos tempos de pesquisas na Barsa, Conhecer...
Tinha um livro que era o índice remissivo... por assunto - dava trabalho fazer pesquisa e acho que a gente aprendia mais, porque precisava ler, resumir, reescrever.
Não existia o Ctrl+C / Ctrl+V
Para procurar no dicionário a gente tinha que saber a ordem alfabética e , eu pelo menos, sempre dava uma passada de olho no significado de alguma outra palavra "estranha" e acabava aprendendo algo de útil (nem que fosse só para brincar de adedanha!)
O dicionário continua fazendo parte da minha vida!
Adoro aquele livrão, pesado de conhecimento!
Adoro descobrir o significado de uma palavra exdrúxula pela qual passei procurando simplesmente tirar uma dúvida sobre a grafia correta de outra.
Não nego que a internet, os dicionários virtuais (priberam e dicio são ótimos!), wikipedia e o santo google facilitaram e revolucionaram a vida, mas também emburreceram, empreguiçaram (palavra pesquisada no dicionário - "Empreguiçar" está lá, no bom e velho Aurélio, imediatamente antes de "Empreguismo" e depois de "Empregomaníaco") !
Vejam bem, não estou falando mal da internet! Não fosse ela, meus textos continuariam presos ao meu diário, eu não teria reencontrado pessoas queridas.
Amo a internet!
Só acho que as vezes, ela está tomando o lugar de alguns hábitos saudáveis, como ler e interpretar!
Por isso, queridos leitores, hoje quero terminar com uma sugestão :
Se você ainda tiver em casa a Barsa, o Tesouro da Juventude, Conhecer ou qualquer outra enciclopédia, pegue o índice remissivo, escolha um assunto e pesquise sobre ele! Um assunto simples, banal...
Que tal " pontes suspensas" ou "a maior ponte do mundo" (com certeza, dependendo da edição da sua enciclopédia, o google já vai ter outra informação!).
Se você não dispõe mais de uma maravilha dessas na sua casa, abra o dicionário numa página qualquer e procure por uma palavra que você não sabe o que é! Pede ser um dicionário de línguas , se você não tiver mais um Aurélio ou um Larousse.
Agora se você não tiver mais nada disso ao seu alcance, tenho outra sugestão prá você :
Vá a um sebo! Compre um "almanaque abril " e divirta-se!
#ficaadica!
domingo, 29 de abril de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR!
RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR! : Hoje é dia de São Valentim, santo que celebrava casamentos numa época em que el...
-
RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR! : Hoje é dia de São Valentim, santo que celebrava casamentos numa época em que el...
-
O rapadura está ficando chiquérrimo! O post de hoje é de uma cronista convidada!!! Amiga queridíssima - Rainha da Cocada Preta - que como...
-
Este fim de semana ouvi uma frase que eu jamais pensaria escutar de um cara com mais de 30, morador da zona sul do Rio de Janeiro, bem educa...
Nenhum comentário:
Postar um comentário