segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Once upon a time




Há algum tempo tenho ouvido muitas amigas reclamando da superficialidade dos relacionamentos de hoje em dia.
Todo esse papo de homens sem atitude, mulheres que não se valorizam, mídia machista e etc, me fez pensar que desde que sou criança a gente escuta o mesmo papinho de príncipe encantando e, apesar de a maioria de nós já ter se dado conta de que eles estão mesmo em extinção, talvez a culpa de eles se transformarem em sapos seja um pouco nossa.
Estive analisando algumas histórias contadas pra gente desde pequenininha e percebendo que talvez nem nossas mães, nem nós tenhamos entendido a mensagem por trás do "felizes para sempre"
Pra começo de conversa, o "para sempre" a gente não sabe até onde vai, porque não escreveram o Cinderella II, nem o que aconteceu com a Bela depois que a Fera virou um príncipe lindo e sarado!
E de mais a mais, pesquisando no mundo maravilhoso do Google e da Wikipedia, descobri que originalmente, os contos de fadas não são bem como a gente conhece (bem que eu desconfiava!).
Segundo a enciclopédia mais acessada da internet, os contos de fadas não foram escritos para crianças. Originalmente, os textos traziam doses fortes de adultério e incesto.
E diz ainda que  em uma das versões de Chapeuzinho Vermelho, a menininha faz um striptease para o lobo, antes de pular na cama com ele e que numa das primeiras interpretações de A bela adormecida, o príncipe abusa da princesa em seu sono e depois parte, deixando-a grávida - o que, convenhamos, é bem mais provável do que a historinha que a gente conhece!

O que tiramos disso tudo, é que a gente realmente nunca sabe da história toda (como em tudo na nossa vida!) e que uma interpretação errada pode mudar tudo!
Por exemplo, se é mesmo verdade que a Cinderella viveu feliz do casamento a gente não sabe, mas sabe que ela só casou porque não ficou babando o príncipe! Ao contrário, deu no pé, deixando ele doidinho atrás dela!
E que a Branca de Neve só fisgou o marido porque ele, com absoluta certeza, ficou com medo de perdê-la para os sete anões (o que um homem inseguro não faz?!) 

Sabe também, que as recatadas e bobinhas normalmente se dão mal! Rapunzel coitada, trancafiada virgem na torre, na versão original (segundo a wikipedia) ficou grávida (de GÊMEOS!!!) do príncipe -que na verdade só queria mesmo dar umazinha - e foi mandada para o deserto. Na versão mais moderna, Enrolados da Disney, o príncipe é um ladrão! Essa aí tem mesmo o dedo podre!
Por falar em ladrão, outra que se achava esperta e acabou enrolada por um cafajeste foi a Jasmin. Ou alguém acha que o Aladin queria mesmo o amor dela e não a fortuna?
E o que falar do Shrek- o ogro que todo mundo quer pensar que é fofo? Fofo uma pinóia! Ele transformou uma Fiona linda, ruiva e magra em uma ogra horrorosa, fazendo ela se adaptar a ele! Bem típico!

Na vida real não é muito diferente!
Encontramos mais Shreks do que príncipes dispostos a adivinhar o número do sapatinho.
Acho que vou convidar a Cinderella para tomar um chá com rapudura! 
Quem sabe ela não se anima em escrever umas dicas como cronista convidada?!



5 comentários:

  1. Oi Tuca.
    Te confesso que nunca tinha estado em seu Blog. Hoje recebi mais um convite para ir até lá e dar uma olhadinha na última publicação. Gostei muito do que li, o que não me causou grande espanto, pois vc sempre se mostrou "boa de papo". Fui mais além e resolvi dar uma olhada geral e até achei réplicas e tréplicas sobre como os homens podem estagar tudo em uma micareta. Divertido! Mas tenho que destacar uma que realmente achei senzaccionalli. ( meu italiano está foda!). O dia da Saudade. Esse texto veio realmente de dentro e deixando de lado qualquer conotação subjetiva do autor, ele parece uma descrição do Aurélio sobre a palavra saudade. Isso deveria ser traduzido para várias linguas que não sabem colocar em uma palavra todo esse sentimento. Todos tínhamos que comemorar todos os anos o dia da saudade, homenageando nossa memória e nosso coracão, dando nova vida aos sentimentos que sempre estarão lá nos dando sentido para continuarmos em frente.

    Complimenti per il tuo blog!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. O que eu sei disso tudo é que é sempre mais fácil e cômodo por a culpa no outro. Gente procurando príncipe mas com um comportamento nada a ver com o de uma princesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser Rafa, mas é sempre bom não generalizar, né?

      Excluir
  3. Adorei!!!! Muito coerente! Dei boas risadas! Tua cara o texto! :)

    ResponderExcluir

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR!

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR! : Hoje é dia de São Valentim, santo que celebrava casamentos numa época em que el...