segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Pequenos descuidos, grandes tristezas


Ontem eu passei o dia alheia à tragédia de Sta Maria.
Passei o dia passeando, celebrando a vida sem saber direito porque o céu de Brasília, sempre tão lindo, estava cinza, o ar pesado...
Cheguei em casa e só então me dei conta da dimensão do que tinha acontecido.
Ninguém comentava sobre futebol no face, na tv não se se falava sobre outra coisa.
Só então entendi a tristeza do dia e o sorriso de alívio da minha mãe por me ver entrar em casa, mais uma vez, sã e salva.
Pensei em quantas mães não teriam mais essa alegria, este sorriso aliviado no rosto.
Pensei em quantas vezes somos descuidados, quantas vezes "damos mole pro azar" achando que "com a gente não vai acontecer"...
Depois de tragédias como a da madrugada deste domingo, com a comoção e consternação total, ficamos mais agradecidos por estar vivos , mais atentos aos perigos e as autoridades prometem mais rigor nas fiscalizações...
Infelizmente, logo esquecemos! Nos descuidamos de novo, relaxamos.
Quem tem a função de fiscalizar não fiscaliza e nós preferimos acreditar que está tudo bem! Afinal, a festa está boa, a cerveja está gelada e aquele(a) gatinho(a) tá te olhando.
Eu trabalho com segurança todos os dias. Checo os equipamentos com cuidado, faço valer as normas de segurança examente como aprendi.
Quase todo mundo também as respeita. Quase!
Hoje, mesmo com a notícia fresca da morte de centenas de jovens pela falta de cuidado, um passageiro insistia em burlar as regras de segurança estabelecidas em prol de 80 minutos de (um pouco mais de)  conforto.
Ele era obeso e queria porque queria sentar na saída de emergência. Explicamos que os passageiros sentados ali poderiam ser solicitados a operar as saídas em caso de emergência, e que estes passageiros precisam estar aptos para ajudar a tripulação.
Precisam ser ágeis, ter facilidade para se locomover e não fazerem o favor se entalar na janela e bloquear uma saída, impedindo assim a passagem e a chance de sobrevivência de muitos outros passageiros.
"Ahhh o que isso tem a ver com o incêndio da boate", vocês devem estar pensando! " Qual é a possibilidade de se precisar abrir a janela de emergência num voo curtinho?"
A possibilidade é a mesma de uma boate pegar fogo. A atitude dele é a mesma de um cara que constrói um prédio só com uma saída, a mesma do cara que dá o alvará para este prédio funcionar!
Cada um só quer resolver o SEU problema, só pensa no SEU conforto.

O passageiro disse que vai nos processar por constrangimento (mesmo que nós não tenhamos usado a palavra obeso, que ele não estivesse sido marcado naquele assento e que ninguém mais no avião além da tripulação soubesse que ele foi remanejado porque o cinto de segurança dele não afivelava) - ainda bem que nada aconteceu e ele terá a oportunidade de fazer isso!
232 pessoas em Santa Maria não terão a mesma sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR!

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR! : Hoje é dia de São Valentim, santo que celebrava casamentos numa época em que el...