quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Orgulho e Preconceito

O texto de hoje pode soar preconceituoso. E talvez seja um pouco, desculpem, não dá pra ser politicamente correta o tempo todo!
Esta semana eu tinha duas horinhas livres e com o dia lindo que estava fazendo na cidade maravilhosa fui correndo gastá-las na praia.
Como o tempo era curto e eu queria aproveitar todos os minutos resolvi ir aqui pertinho de casa mesmo. Pegar a bike e ir até o Leblon ou mesmo só até Ipanema significaria pelo menos 40 minutos a menos de pé na areia.
Me arrependi! Não consegui aproveitar a praia como eu gostaria. Era tanta gente horrorosa, gritando, ouvindo música alta, fazendo baderna...tantos corpos cobertos por doura pelos, tantas cabeças (de meninos) oxigenadas que eu comecei a me sentir mal, completamente deslocada, como se eu fosse a invasora, a errada por querer só ler meu livro escutando o barulho do mar e os gritos de algum eventual vendedor de mate.
Adoro morar numa cidade onde todos realmente tem direito ao lazer free. A praia é mesmo democrática e minha experiência demostra isso, mas eu acho que deveria haver um código de civilidade entre seus frequentadores.
Copacabana é a praia mais famosa do mundo. Desejada e frequentada por gente de toda parte do planeta e eu fico muito envergonhada em saber que é essa a imagem que os gringos levam consigo.
Até as prostitutas de Copacabana são baixo nível!
Impressionante como poucos km depois a percepção é de se estar em outro país! Não que nas areias de Ipanema/Leblon não haja gente feia ou morardores de bairros mais distantes - há! Sempre houve! Mas como no metrô, que ninguém joga lixo, ali reina a boa conduta.
Lá vemos menos lixo deixado pra trás, mais gente lendo e menos, muiiiitoooo menos mulheres lambuzadas de blondor.
Há um ano  já tinha escrito sobre minha tristeza em ver a praia suja e destruída depois de um domingo de sol em PorcariCopa , mas aquilo foi num DOMINGO e não em uma segunda-feira ensolarada.
Eu passei a maior parte da minha vida morando no subúrbio e frequentando a praia, mas nunca em bando ou com o walkman (sim, eu sou desta época!) sem fone.
Hoje moro em Copacabana e adoro! Adoro morar num lugar onde tem de tudo, tudo é perto. Adoro ter uma lanchonete aberta 24 horas na minha esquina, adoro poder ir tomar um chop na praia as 11 da noite de quarta e ver gente. Adoro que saibam de onde estou falando quando menciono "Copa" , mas devo confessar que ultimamente não recomendo a praia para nenhum turista e da próxima vez que que tiver só 1 horinha para curtir a praia, viajarei até Ipanema!

2 comentários:

  1. Não acho que seja preconceito, acho que é uma questão de bom/mau gosto. Só penso que demorou um pouco a perceber isso, Copa sempre foi um abismo de diferença em relação a Ipanema e Leblon. Morei 2 anos entre Copa e Ipanema, e confesso que nunca pisei na praia de copa, e nem senti falta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Rafa, mas eu não queria que fosse assim! =/ Copacabana é o espelho do Rio para os turistas que não vem trazidos por cariocas e a imagem que eles levam não é das melhores!
      Adoro morar aqui e muitas vezes gosto de passar só 30, 40 minutinhos na praia...gostaria muito que eles fossem maia agradáveis.

      Excluir

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR!

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR! : Hoje é dia de São Valentim, santo que celebrava casamentos numa época em que el...