terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Amigo(????) Secreto

Fim de ano, noites felizes, festinhas e...amigos secretos! Que atire a primeira meia (ou guarda-chuva) quem nunca recebeu um presente ruinzinho nessas brincadeiras.
Eu não me lembrava da última vez que isso tinha acontecido porque há tempos não participava de brincadeiras assim a não ser entre amigo mesmo. Afinal, como vocês devem imaginar, aeromoças não conseguem se reunir para isso, seria, no máximo, uma troca de imagens num grupo de whatsapp e com certeza com um delay gigante entre uma e outra.
Enfim, este ano aconteceu! A brincadeira era entre conhecidos, alguns muito pouco conhecidos, outros completamente desconhecidos de uma associação da qual faço parte e que até o dia desta festinha eu não fazia idéia de ser tão grande (quase 200 pessoas presentes). Como ninguém se conheci muito bem e não se sabia ao certo quem e quantos compareceriam, a brincadeira foi um pouco diferente, adaptada aos tempos modernos : compra-se algo impessoal, que sirva para qualquer pessoa - sugeriu-se enfeites de natal - entre uma certa faixa de preços e na hora, cada um que tem o nome sorteado de dentro de uma urna escolhe um presente que esta embrulhado na mesa ou ROUBA um que alguém ja abriu ( e este alguém escolhe outro).
Bom, aí começa a minha crítica : Como assim  ROUBAR??? Natal não é uma época para se distribuir amor, como assim vamos fazer uma brincadeira na qual a inveja e a vingança imperam? "ahhh quero o presente dela! quando chegar a minha vez vou pegar pra mim e ela que se vire escolhendo outro"
Oi???
Enfim... respira, faz cara de simpática e vai lá, afinal, é NATAL! vamos relevar e perdoar aqueles que ainda Nao entendem o verdadeiro sentido de uma festa de CON-FRA-TER-NI-ZA-ÇÃO!
Lá fui eu escolher o presente. Gastei um tempão escolhendo alguma coisa que não ofendesse quem não é cristão - nada de presépio ou estrela guia para a ponta da árvore! Aliás, árvore de natal pode ou também é símbolo cristão? Melhor não levar...Quebra-nozes, pratinhos com motivos natalinos, enfeitinhos de cristal em forma de renas! Achei! Vai ser este! Não precisa ser para árvore, não precisa ser só para o Natal, está dentro do preço...decidido!
Antes de pagar a pergunta `a minha consciência : eu gostaria de ganhar este presente? - lição aprendida há muuuiiitos anos quando pela primeira vez minha mãe foi comigo comprar o presente que eu daria ao meu amigo oculto e também o que eu ganharia, já que a mãe de quem me tirou não poderia ir comprar o meu presente. Me lembro como se fosse hoje dela me perguntando se eu gostaria de ganhar o presente escolhido para o meu amigo oculto com um tom de reprovação e me ensinando a comprar um presente tão bom quanto ao que eu tinha escolhido para mim. - SIMMMM, gostaria!
Embrulho feito e lá fui eu.  A brincadeira começa e as primeiras pessoas preferem pegar um presente da mesa. Ufa! Que ótimo! espírito natalino imperando! Aí a organizadora pega o microfone e diz " gente, eu sei que abrir presentes é divertido, mas lembrem-se que a brincadeira é rouba-rouba"
Oi??? Ela está incentivando a externarmos a inveja sentida pelo presente legal que a amiguinha pegou? Siiimmm, está! e a partir daí a cada nome sorteado ela incentivava : você quer abrir ou roubar? E a cada presente roubado gargalhadas eclodiam no salão contrastando com o sorriso amarelo de quem teve o presente roubado
Primeiro presente bomba aberto! Sorrisinho sem graça de quem abriu e acho que todos podiam ler o meu pensamento "pelo menos este ninguém vai te roubar, querida!"
Meu presente foi roubado! "ahhhh FDP" - pensei! esqueci (ou tentei) no momento seguinte : "É Natal! É Natal! É só uma brincadeira, releve, pegue outro...respire, sorria! "
"Ohhh -ho-ho-ho! um presente mais bonito que o que me roubaram!! ahahahah! Bem feito pra você que me roubou" - Não! Não! CON-FRA-TER-NI-ZA-ÇÃO , PERDÃO, NATAL...lembra???
Segue a brincadeira e quase uma hora depois, já no fim, depois de eu pensar algumas vezes em ir embora e lamentar por não poder por não ter tido meu presente roubado 3 vezes ainda (sim, há alguma ética no rouba-rouba), quando eu já nem prestava mais tanta atenção na brincadeira roubaram meu presente DE NOVO!!!
PQP! FDP! Porque não fui embora quando queria ter ido? Ia Porque minha mãe me ensinou a SEMPRE respeitar as regras?! AHHHRRRRRRGGGGG!
Sorriso amarelo, risadinhas e lá foi a pateta escolher outro presente...humm umas 6 ou 7 opções na mesa só...escolhi o pequeno, com embalagem fofinha, afinal, quem se preocupou com embalagem deve ter se preocupado também com o conteúdo...tcha-ram! Uma...vela...ahhhh que legal...nem é daquelas decoradas para o natal...que original... =/
Não! a pessoa só se preocupou mesmo com a embalagem!
"Alguém quer roubar? ou trocar?...não? certeza??? hummm"
4, 5 nomes mais. Mais uns sorrisos amarelos, outra vela, um, um...o que é isso???
"não sei"
"não entendi também"
"Bom gente, obrigada pela presença de todas! FELIZ NATAL!"

UMA VELAAAAAA????!!!!!
Eu comprei um efeite de cristal e sai de lá com UMA VELA???!!!!

Respire!
Sorria!
Acenda a vela e reze para que a pessoa que a comprou tenha um Natal Feliz! Também!




2 comentários:

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR!

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR! : Hoje é dia de São Valentim, santo que celebrava casamentos numa época em que el...