sexta-feira, 10 de maio de 2013

Padecer no paraíso??? Não, obrigada!

Semana do dia das mães não se fala em outra coisa.
Todos os outdoors, vitrines, propagandas de supermercados e programas de televisão tem uma mãe dedicada, filhos famosos e declarações açucaradas.
Tá certo! Ela é a pessoa mais importante da nossa vida e ser uma é o sonho de 9 entre 10 mulheres - pelo menos é o que elas respondem nas pesquisas.
Há algum tempo, li uma reportagem da revista Época que me chamou atenção pelo título :
  "Filhos e felicidade" .
"Ter filhos traz mesmo felicidade?" dizia o título da primorosa matéria de Nathalia Ziemkiewicz. Numa narrativa clara ela trazia a tona o inferno que pode virar a vida depois que os pequenos chegam.
A discussão gira em torno de tornar isso público, de não culparmos pais e mães que amam seus filhos mas que se enchem deles de vez em quando! Tratar isso como natural é necessário segundo a matéria.
E é mesmo!
Assim como é natural que muitas mulheres simplesmente NÃO queiram passar por isso!
Eu jogo nesse time! Pelo menos por enquanto!
Sempre adorei crianças (e ainda adoro!) e também sempre achei que queria muito ser mãe.
Era a ordem natural das coisas- conhecer alguém legal, namorar, casar e ter um lindo casal de crianças educadas .
Acontece que minhas primas e amigas foram fazendo isso primeiro (graças a Deus!), eu fui ficando "pra titia" e descobri que era exatamente isso que eu queria ser: TITIA!
Titias não passam as noites em claro. Titias não tem o bico do seio rachado. Trocam uma fralda (de xixi) de vez em quando e quando os sobrinhos já sabem andar, levam eles no parquinho, também, de vez em quando! Além do que, o conceito de "educadas" muda quando o filho é seu - porque isso dá uma trabalheira danada!
O negócio é que a maioria das pessoas se assusta tanto quando eu revelo a minha posição que eu chego a ficar constrangida e tenho certeza que a maioria delas acha mesmo que eu estou fazendo cena.
A frase que eu mais escuto é " ahhhh que nada! Daqui a pouco você estará feliz da vida com seus filhos!" "imagina! Você dará uma ótima mãe! " - e daria mesmo, tenho certeza! Eu só não quero! Simples assim!
A matéria de Época traz depoimentos de mães e opiniões de psicólogos e filósofos além de resultados incontestáveis de pesquisas.
Uma delas revela que a satisfação com relacionamento do casal desaba! Outra diz que pais são mais depressivos do que pessoas sem filhos e outra vai além: "ter filhos tem um pequeno efeito no nível de satisfação das pessoas, frequentemente NEGATIVO".
É claro que tudo isso deve passar com uma gargalhada gostosa, com um abraço ou um carinho...(caso contrário ninguém teria mais de uma criança!) mas ainda assim, é mais seguro deixar essa tarefa de padecer no paraíso só para quem tem vocação.
Feliz dia das mães para quem tem (ou se esforça para ter)!


4 comentários:

  1. Amiga! Concordo em parte com o que escreveu, mas como saber sem os tê-los de fato? Como sentir esse amor sem passar pela maternidade? A dúvida sempre existirá. Fico no time das que pagam pra ver. Respeitando e achando que não querer ter filhos é tb uma opção. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh acho que não é tão difícil de saber. Como você soube que queria fazer ed. Física e Nao arquitetura, por exemplo? Talvez porque Nao soubesse ou Nao gostasse de desenhar e gostasse de fazer exercícios e esporte!
      Isso é meio intuitivo.
      Eu acho que muita mulher vira mãe pq dizem que isso é o natural, do mesmo jeito que muita gente faz direito ou medicina pq os pais sao médicos ou advogados... Talvez se saiam bem, mas se vc Nao gosta de ler, provavelmente não será um advogado brilhante e teria sido mais feliz se tivesse recusado o curso "natural" das coisas e tivesse seguido o seu coração. Pode continuar apaixonado pela justiça mas não querer fazer disso a sua profissão, e neste caso, ainda se pode desistir no 8 período e simplesmente mudar de carreira, com filhos não dá!

      Excluir
    2. Mas b acho q o mundo precisa de quem tem vocação e querem tentar!
      Assim como precisamos de médicos, advogados, professoras de Pilates e amigas que queiram fazer das que Nao Nao querem ser mães as tias mais corujas do mundo! ;-)

      Excluir

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR!

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR! : Hoje é dia de São Valentim, santo que celebrava casamentos numa época em que el...