terça-feira, 1 de abril de 2014

Meias Verdades - o país do 1° de abril

Eu passei a semana inteira esperando que o IPEA ou alguém divulgasse que era mentira. Que eles tinham errado ou que era pegadinha do Malandro, só para ver a reação da sociedade.
Ao invés disso vi divulgado que  66% dos entrevistados eram mulheres e aí me encuquei ainda mais...
Como pode isso ?
As mulheres que são as maioires vítimas estão defendendo que quem não se comporta merece ser estuprada?
A gente que vive reclamando de sofrer violência sexual verbal todo dia, achando que  a culpa é nossa mesmo, que nao devia nada ter passado de shortinho em frente a obra?
É claro que tem gente que pensa assim!
Quantas vezes você já não ouviu um " também, né? Com essa roupa, estava esperando o que?"
É inegável que vivemos numa sociedade machista, mas quando se trata de estupro o caso é, ou pelo menos , me parecia diferente. Pois se até os bandidos mais perversos não toleram isso...
Todo mundo sabe que na cadeia estuprador vira "mulherzinha".
Como pode uma pesquisa apontar uma coisa dessas?
Eu sempre desconfio de tudo o que órgãos do governo divulgam, principalmente deste , que acha que se o mensalão for caixa 2 de campanha tá tudo certo, e aí, lendo daqui, pesquisando dali encontrei um texto do Felipe Moura que achei coerente.
Saiu na veja  (sim! na veja eu acredito muiiiitooo mais do que no PT). É grande mas acho que vale a pena a leitura, nem que seja para exercer o direito de discordar , já que esta semana estamos lembrando que há 50 anos tínhamos perdido este direito.
aqui está o link
No texto ele revela como foi feita a pesquisa e dá dados que não foram divulgados , como o da grande maioria dos entrevistados não terem sequer o ensino fundamental, e portanto, podem não ter interpretado bem as questões e que os resultados para a parcela que vive na região sul e sudeste e que tem ensino superior é completamente diferente. Vide pag do iPEA  - que também distorceu a histórinha de " menor taxa de desemprego de todos os tempos" e que afirma que a classe média cresceu , mas que omite que a classificação para "Classe média" mudou.
Quanto à campanha #eunaomerecoserestuprada acho que continua valendo. Sempre valerá!  Não custa lembrar e afirmar que respeito  é bom e a gente gosta e que ninguém tem nada com a roupa que eu visto ou com o sutiã que eu não quero usar.
Ninguém merece ser estuprada - Fato!
E ninguém merece ser enganados por pesquisas mal feitas também.
O #acordaBrasil também continua valendo!
*************
Sobre as comemorações da resistência ao golpe, só uma coisinha ( já que o pensamento é livre, graças a Democracia!) : Ouvi muita coisa nesses debates e acho mesmo que muitos militares erraram tentando acertar. Tinha muita gente que acreditava mesmo que se não fizessem uma intervenção o Brasil viraria Cuba ( meu avô era um deles) .
Erraram (feio!)  a mão.
Mas nunca saberemos se isso aqui  ia ou não virar Venezuela .
Não virou,  que bom ( pior é que acho que ainda há chance, basta a gente piscar!) !
O que passou deve ser lembrado e aprendido - Ditadura é ruim, seja militar ou civil , tortura é intolerável e a verdade deve ser aberta sim, para que nunca mais se repita e para que quem teve os seus desaparecidos ou mortos tenham uma resposta , mas que isso não seja usado para tirar uma gorda pensão vitalícia.
Indenização e raparação sim, jeitinho brasileiro NÃO, por favor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR!

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR! : Hoje é dia de São Valentim, santo que celebrava casamentos numa época em que el...