domingo, 1 de março de 2015

Parabéns pra Quem?

Hoje é o aniversário da minha maravilhosa cidade. A cidade maravilhosa tão cantada, aclamada e aplaudida a cada pôr-do-sol. Várias comemorações programadas, mas para se comemorar o quê?
Os cariocas tem mesmo o que comemorar? A cidade nem nos pertence mais!
É claro que sempre vamos (eu pelo menos) amar a quietude do Jardim Botânico, o burburinho de Copacabana, o glamour do Leblon, a boemia de Vila Isabel, o samba de Oswaldo Cruz, a roda de choro de Laranjeiras, o chopp na mureta da Urca, o arrombamento da retina quando subimos no Cristo e até os shoppings da Barra, mas e aí? Cadê a gente nisso tudo?
A maioria de nós agora tem que se deslocar num transito terrível para aproveitar isso tudo que é nosso. Com os preços do Rio $urreal, a cidade não nos pertence mais. Quem morava na zona sul teve que ir p Tijuca, quem morava na Tijuca foi pro Méier, quem morava na Barra, agora tem endereço em Jacarepaguá - que continua sendo longe pra caramba e só se for de carro! - ou para Vargem Grande...o Rio está nos escapando das mãos, pouco a pouco e já faz tempo!
Outro dia li no facebook, a nossa sala de fofoca diária, um post da amiga de um amigo pedindo ajuda para encontrar um apezinho de 2 quartos ali pelo Horto por menos de R$2500,00. Um dos comentários dizia "hahah Sonho!" Sonho? como assim sonho? Considerando que se deva gastar so 30% da sua renda com moradia, isso não condiz com a realidade da atual economia carioca. E está todo mundo achando normal! E' isso que me assunta
Eu sempre odiei quando os pilotos dos outros estados me chamavam na cabine para apreciar a vista e soltavam o comentário " de cima é lindo mesmo!"
Eu, carioca orgulhosa que tem a paisagem do Rio tatuada na pele, sempre retrucava. Não faço mais! Infelizmente há algum tempo a "Maravilhosidade" da cidade só é vista de cima mesmo. Felizes daqueles que tem este privilégio.
Felizes pilotos da ponte aérea!
Como eu acho que aniversário é o ano novo particular e por isso, tempo de se rever, de fazer planos e recomeçar com energias renovadas, é exatamente isso que eu desejo à minha cidade: Reinvente-se! E volte a pertencer a quem mais te ama, nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR!

RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO !!!: FELIZ DIA DO AMOR! : Hoje é dia de São Valentim, santo que celebrava casamentos numa época em que el...